16/11/2010

As falsas pesquisas

Não, não vou escrever sobre pesquisas eleitorais, apesar de ser um bom tema. O assunto agora são as pesquisas científicas que nos são apresentadas a todo momento pela mídia para dar os 15 minutos de fama pro produto da vez. Se você passar a acompanhar esses noticiários "científicos" verá que, durante os anos, nos são apresentadas grandes novas descobertas e muitas vezes uma descoberta desmente a anterior e a seguinte comprova a primeira e assim por diante.

Exemplos: desde que eu me entendo por gente o café já virou mocinho e bandido várias vezes; era considerado bom porque ajudava as pessoas a ficarem acordadas, ajudava nos estudos e tarefas diárias; depois vioru vilão pois acelerava o coração e causava pressão alta; depois foi regenerado e passou a estimular o cérebro e acelerar o metabolismo e assim por diante. Um caso curioso são dos adoçantes: primeiro condenaram o açucar e introduziram os adoçantes tipo sacarina; depois condenaram a sacarina e introduziram o aspartame; agora condenam o aspartame.

Essas constantes trocas de opiniões científicas não são fruto de pesquisas sérias. São puramente instrumentos mercadológicos.

Para vender mais chá, atacam o café; para estimular a venda do café, que caiu muito, elevam ele a herói. Açucar é muito barato, precisa-se de um produto mais lucrativa: surgem os adoçantes. Amendoim vende muito mais que outras oleaginosas: é só elaborar uma pesquisa que "prova" que o amendoim tem colesterol e as castanhas não tem.

Além disso tem os produtos da hora: chá verde, chá preto, chá branco, cartilagem de tubarão, creatinina, alga viva do mar morto e qualquer coisa que se possa achar na natureza que é desconhecido do grande público.

Mas isso tudo vai muito além do que simplesmente vender produtos. Nunca se teve tantos obesos como hoje em dia e nunca se vendeu tantos produtos dietéticos. Quanto mais as pessoas consomem esses produtos, mais engordam. Será coincidência? Eu digo que não e afirmo categoricamente: adoçante dietético engorda!!! Nunca se teve tantas pessoas com pressão alta e com problemas relacionados ao nível do colesterol. Quanto mais as pessoas consomem produtos ditos saudáveis, mais problemas desse tipo elas tem.

Quem quer emagrecer então, faz o que? Eu digo:

1 - Abandone os adoçantes artificiais;
2 - Se afaste o quanto pude do açucar, experimente os alimentos sem nenhum tipo de adoçante, você vai passar a sentir o real gosto dos alimentos em vez de sentir o gosto do açucar;
3 - Evite alimentos industrializados;
4 - Esqueça dietas milagrosas, esqueça qualquer tipo de dieta;
5 - Fique longe de produtos que alegam que emagrecem; pensa o seguinte: por que uma indústria vai vender um produto que efetivamente emagreça? Pra em pouco tempo não ter mais o que vender? ;-)
6 - E faço exercícios físicos; emagrecer só tem uma fórmula e é simples: gastar mais calorias do que consome. Só isso!!!

E você? Vai continuar acreditando nessas pesquisas científicas? Vai direcionar o seu consumo de acordo com a mídia e com o produto da moda? Vai continuar a ser parte desse rebanho que é direcionado para onde quer o seu pastor?

E por falar em pastor, não percam o próximo post, quando pisarei em terreno minado e falarei das religiões.

Até breve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário