30/08/2010

Clínicas Ortopédicas

Parece estranho falar de clínicas médicas num blog sobre teorias da conspiração. Mas a verdade é que pra mim isso já se tornou um conspiração, lógico que num nível menos abrangente, mas que não deixa de ser um complô pré-determinado para enganar as pessoas, ou seja, uma conspiração.

Vamos aos fatos: eu sempre fiz muitos esportes, todos de impacto (ciclismo, futebol, corrida), uso computador 16 horas por dia e nunca cuidei da minha postura. Resultado: sou um frequentador assíduo de clínicas ortopédicas e já fiz centenas de sessões de fisioterapia e já tomei litros de anti-inflamatórios.

Com essa experiência, eu cheguei a conclusão que ser médico de clínica ortopédica é a profissão mais tranquila do mundo. O paciente chega na clínica, sempre cheia, faz uma consulta de 10 minutos, tira uma radiogradia pro médico se certificar que não tem nenhum problema ósseo (pois é a única coisa que pode comprovar sem sombra de dúvidas a culpa de uma mal atendimento da clínica) e receita anti-inflamatório e fisioteria. Noventa por cento dos casos é assim - os outros 10% é quando a radiografia mostrou que precisava engessar.

Na última vez que fui atendimento, o médico chegou ao cúmulo de não saber especificar exatamente o que eu tinha, ou seja, ele não tinha um diagnóstico e falou que não importava, pois o tratamento seria o mesmo pra qualquer coisa: anti-inflamatório e fisioterapia. Se não melhorasse, aí tinha que investigar. Pelo menos esse foi sincero!

Aí vamos para a fisioterapia: tirando os idosos que vejo fazendo alguns alongamentos específicos, quase sempre o tratamento é 10 minutos de tens e 10 minutos de microondas ou ultrasom, com pequenas variações. A área de fisioterapia está sempre lotada (lógico, TODOS os pacientes vão pra lá) e se espera às vezes uma hora pra ser atendido pra fazer 20 minutos de um tratamento que quase nunca resolve rápido e é necessário mais 10 sessões e mais 10 sessões e mais anti-inflamatório e mais dinheiro gasto à toa. 

A seção de fisioterapia dessas clínicas parece um curral: entra-se na fila pra ir pra lá, depois tem as filas internas, a fila do tens, a fila do microondas, profissionais que você nunca viu e nunca te viram te atendem rapidamente e você nunca mais os verá, pois na próxima vez será outro... Enfim, é uma relação tão impessoal que parece uma fazenda com tratadores de gado. Tenho dúvidas se isso não atrapalha o tratamento. Por que não um atendimento pessoal? O paciente chegaria lá, seria atendido por um profissional numa sala e faria todos os procedimentos necessários, poderia sempre requisitar aquele profissional se fosse bem atendido... Ah, lógico, isso tem um custo maior e não seria possível dar conta das centenas de pacientes que são enviados pra lá sem um diagnóstico claro.

Isso é uma mina de dinheiro!!!

A única que vez que tive um problema ortopédico rapidamente diagnosticado e resolvido foi quando fui num clínico geral com uma dor no braço que de cara mandou eu fazer uma ressonância magnéctica da coluna. Pronto: diagnóstico rápido, tratamento específico e problema resolvido sem ferrar o meu fígado e o meu bolso com os mais variados anti-inflamatórios e sem ferrar a minha paciência com dezenas de sessões inúteis de fisioterapia. Isso seria impossível dentro de uma clínica ortopédica.

Uma observação importante: não estou culpando médicos e fisioterapeutas por isso, afinal eles tem que ganhar o seu ao final do mês e trabalham num meio competitivo. Além de que um fisioterapeuta não tem como fazer milagre não tendo um diagnóstico correto do problema. Meu alvo aqui são as clínicas, que tem o poder de pressionar os profissionais para dar esse tipo de atendimento.

Então, como esse blog é sobre conspirações, vamos deixar de reclamar e vamos resumir a da vez: as clínicas ortopédicas tem um esquema pré-determinado para sugar o máximo de dinheiro do paciente com intermináveis sessões de fisioterapia e rápidas consultas médicas, isso se não tiverem também algum acordo com os laboratórios pra receitarem o anti-inflamatório da moda (sério, nunca repetiram em mim um anti-inflamatório... e olha que já tomei dezenas). Até as seguradoras estão se precavendo contra esse esquema, pois alguns já não autorizam 10 sessões, só autorizam 7 por vez.

2 comentários:

  1. Concordo em gênero, número e grau.
    Também sou especialista em clínica de fisioterapia e acho que a grande maioria é só enrolação. Chega a ser criminoso.

    Mas para com esse rapapé com os ortopedistas. Grande parte deles é muito ruim. Sequer conversam com o paciente para saber exatamente qual o problema e muito menos se dignam a examiná-lo. A frase maldita proferida em menos de 5 minutos é: "Fica tranquilo. É só fazer um raio X e depois 10 sessões de fisioterapia que tudo vai ficar bem.".

    Uma dica: nunca vá num ortopedista de clínica porque ele sempre vai te encaminhar pro procedimento padrão.

    Abs, Santana

    ResponderExcluir
  2. O estranho é que uma vez me receitaram a mesma coisa e não fiz nada... Milagrosamente eu melhorei. Não sei se pelas vitaminas de banana, feijão, carne ou simplesmente ignorar aquilo tudo e chegar a conclusão que tudo era bobagem.

    Agora eu vou mais além... Não é só clínica ortopédica não... Uma vez um oftalmologista disse que eu precisaria usar óculos... eu quase acreditei. Hoje poderia realmente precisando por forçar a vista e enchergar com aquela lente...

    A medicina é conspiratória.

    Ela é a maior controladora populacional do planeta...

    ResponderExcluir